segunda-feira, 17 de maio de 2010

Fanorégano - O Segredo do Tomate

Mais um revelador e desmitificador post da série Fanorégano!
Fiquem tranquilos, caros leitores assíduos: isso não significa que está havendo uma anamariabragação deste blog, pelo contrário: estamos iniciando uma Revolução Gastronômica em pleno século XXI.

Durante muito tempo, povos de todo o mundo dividiram o segredo milenar do posicionamento do tomate no sanduíche de queijo. A técnica consiste basicamente em posicionar o tomate entre duas fatias de queijo uniformes (carnes processadas como presunto são opcionais).
Você deve estar se perguntando: "Tantos segredos, mistérios e conspirações para isso?"
Sim. É aparentemente uma técnica simples, mas genial.

Enquanto o queijo derrete na sanduicheira, o tomate permanece fresco e sua crocância é realçada.

Um Pouco de História
A técnica já era conhecida pelos romanos desde os tempos da invenção do trigo e do preparo dos primeiro sanduíches. Foi, posteriormente, aprimorada pelos gregos e pelos russos.
Ao chegar na América, Cristóvão Colombo impressionou-se com o fato de povos indígenas do norte já conhecerem a técnica. A partir daí foram elaboradas teorias de como o segredo chegou ao Novo Mundo.
A mais aceita delas é a que diz que chegou aqui junto aos povos do leste (que já conheciam a técnica devido ao contato com os cruzados no séc. X) em uma expedição pelo Estreito de Bering.

Um comentário: